Tudo são os Orixás e Deus, e as Entidades sabem Utilizar Eles

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Nas gênese de toda criação de Deus na Umbanda, tudo começa com Exu criando o vazio, e depois vindo Oxalá e Yemanjá fazendo as criações e preenchendo a ausência, e cada divindades do panteão, vindo e regendo alguma coisa na criação, como Oxum juntando, ou seja, agregando tudo o que existe, assim como Ogum pondo ordem e etc.
Podemos reparar que os divinos Orixás estão por trás de não só da criação, mas de tudo, pois tudo tem uma ou mais forças de divindades que as regem.
Os Orixás são divindades, assim como em outras religiões são os mesmos mas com nome, mitologia e figura diferente o representando, mas que são as mesmas deidades cultuadas em todas as crenças, e isso é a realidade do Universalismo.

 


Nós chamamos de mistério Os Orixás e tudo o que eles fazem, pois, a ciência é oculta disso, muito pouco é mostrado para mexermos com energias, sabemos apenas um pouco para realizá-la, pois muita coisa se mantem oculta.
Então os Orixás estão por trás de tudo com o poder de Deus da criação, pois essas deidades, elas são emendadoras da energia de Deus.
Então os divinos Orixás não produzem energia, mas Deus sim, de forma inesgotável e infinita. 
As entidades que se apresentam na Umbanda, elas frequentam uma escola espiritual que aprendem a produzir certos mistérios divinos, trazendo a cura, a limpeza, o autoconhecimento e muito mais.
Esses mistérios divinos ocorrem na irradiação da energia divina que os Orixás disseminam.
Tudo tem uma ação no universo, provinda de Deus e dos Orixás, e as entidades em escolas do Plano Espiritual, elas aprendem realizarem ações divinas.
Cada escola tem especializações, ou seja, cada uma aprendem a utilizar mistérios divinos específicos de sua profissão no espiritual.
Lembrando que o aprendizado é infinito, pois a realidade é infinita.
Tudo tem uma ciência, e a ciência é Deus e os Orixás, e nós aprendendo a atuar em suas áreas.
Vamos ver de modo bem geral as energias que os Orixás emanam, que as entidades as utilizam.
Oxalá e Oiá – Fé que realiza milagres, mas também sustenta a religião e crenças espirituais.
Oxum e Oxuramé – Amor que une tudo.
Oxossi e Obá – Conhecimento, que é a ciência, e a ciência também está no nome de consciência, assim como autoconhecimento tem a palavra conhecimento.
Então a evolução espiritual também é conseguida com Oxossi e Obá, pois pormovem consciência, mas também qualquer tipo de conhecimento.
Xangô e Egunitá – Justiça, que é o julgamento, e o julgamento é a racionalidade, é o pensar.
Não confundir com o senso comum, que Julgamento quer dizer falar mau dos outros.
Ogum e Iansã – Lei, mas não só ela como também as ações. As ações produzem reações.
Ogum e Iansã são Ordenadores, põe ordem em tudo, faz limpeza e promove proteção.
Olaluaiê e Nanã – Evolução progresso, não somente o espiritual, mas tudo o que progride no universo.
Omulu e Yemanjá – Criação e criatividade pura.
Assim como Yemanjá é a mãe, a criação de um corpo para um espirito reencarnar também é uma criação, e quem faz isso é a mulher, que dá continuidade vida no Planeta Terra.
Assim as entidades usam a energia de Ogum e Xangô, por exemplo, para fazer a limpeza.
A Umbanda é muito preocupada em trazer a evolução para os seres, e assim podem usar a energia tanto do amor, como do conhecimento ou a da evolução, e até mesmo outras para trazer o crescimento que cada um necessita.
As entidades acabam por ter muito conhecimento, que é aprendido em escolas espirituais, e assim usalas para beneficiar os outros.

 

Alguns Destaques: